Pedaleira Dianteira Moto

 

Pedaleira de moto é uma espécie de haste ou suporte utilizado para apoiar os pés do piloto motociclista. A maioria das motos que temos atualmente no mercado brasileiro vem com a pedaleira dianteira originalmente de fábrica.  Salvo algumas exceções, temos as motocicletas conhecidas como moto custom que já vem de fábrica com o modelo chamado plataforma no lugar da pedaleira dianteira. Por exemplo, a moto Shadow 750 e alguns modelos de Harley Davidson que possuem plataforma original de fábrica. 

Não é estética a função da plataforma, sua função é impedir que o vento, em alta velocidade, empurre os pés para fora da pedaleira. Recomenda-se que motos custom que passam de 140 km/h deveriam usar a plataforma no lugar da pedaleira dianteira para melhorar o conforto. Na pedaleira simples, o vento força os pés do motociclista para trás e consequentemente o obriga a empurrar os pés contra a pedaleira, que gera cansaço e desgaste durante a viagem.

Em curvas a plataforma faz toda diferença, também ajuda na proteção dos pés do piloto pois as motos são muito baixas em relação ao solo, as pedaleiras raspam com facilidade no solo. Com a pedaleira comum os pés ficam mais expostos e o calcanhar pode encostar no chão, correndo o risco de um acidente ao ter os pés arrancados da pedaleira.